segunda-feira, 11 de junho de 2012

Sustentabilidade: Novas rodas automotivas feitas de troncos de árvore na Rússia

Em Wenicoscow, província do norte da Russia oriental, o lenhador Lemury Petrokowitch se tornou uma celebridade local por ter inventado as rodas de carro feitas de troncos de madeira. 
Preocupado com a questão ambiental, Lemury, que antes era dono de um abatedouro de répteis provincianos, largou o negócio que estava há séculos em sua família para abrir uma madeireira, na floresta de Mislotovitch, no sudoeste da província de Wenicoscow. Em entrevista ao programa Microtechinows, da rede de tv russa Komalovichetcv, Petrokowitch se emociona e desabafa:
- "Era triste ver diariamente os pequenos lagartos sendo mortos em meu abatedouro, tudo para sustentar a tradição do prato russo feito à base dos animais misturado aos grãos de arroz verde"
Lemury Petrokowitch continua:
- "Eu ouvia muito sobre a questão da sustentabilidade, em minha tv antiga. Não conseguia compreender tudo o que falavam pois sou semi-analfabeto, o sinal é fraco aqui nas montanhas de Wenicoscow, e além de tudo era um programa alemão que estava abordado o tema de sustentabilidade. Mas aquilo mexeu comigo, entendi o espírito da coisa. Larguei o abatedouro e abri minha madeireira. São aproximandamente 300 toras de madeira derrubadas diariamente, e agora os repteis podem viver em paz".
Infelizmente, para Somoneta Augustiev, moradora de uma choupana em Wenicoscow, os lagartos sairam da mesa, onde eram o prato de todos os dias:
- "Agora temos milhares de lagartos pelas ruas, mas sem o abatedouro, temos que enforcá-los e cozinhá-los por conta própria", diz a senhora, a respeito do desequilíbrio ambiental provocado agora pelo execesso de repteis nas ruas, e a falta do serviço de matança e pré-cozimento dos bichos".
Um dia, o agora madeireiro Lemury Petrokowitch, teve os pneus de seu carro furados por uns lagartos que perambulavam na rua da pequena província, atrás de alimentos. 
- "Foi aí que tive a idéia. Vou fazer rodas de carro feitas de toras de madeira. Os répteis não vão poder furá-las e ainda vou ajudar a preservar a natureza, pois o pneu é feito de borracha, celulose, que é proveniente de ações que são ruins para a sustentabilidade", conta ele, se baseando em coisas que ouvira na tv."
(clique na imagem para ampliá-la) (carro de Lemury Petrokowitch)

Lemury conclui:
"Agora sou um homem da natureza e bem-sucedido, já tenho dezenas de pedidos de rodas de madeira para entregar e espero aumentar a produtividade, talvez para 500 arvores derrubadas por dia", orgulha-se ele, que vende também as madeiras para outras empresas como a de Augusto Juluiswich, que faz proteções de madeira para as pessoas colocarem em portas e janelas contra os repteis invasores de casas.
E com isso, tudo segue em paz na pequena província de Wenicoscow, cidade de Waningable, Estado de Walotrokof, no norte da Rússia Oriental.


Nenhum comentário: